top of page

SAND PLAY

O Sandplay, denominado no Brasil como Jogo de Areia, é um método terapêutico, desenvolvido por Dora M. Kalff, em Zollikon, Suíça e baseado nos conceitos psicológicos de Carl G. Jung.

 

É uma forma criativa de terapia que utiliza a imaginação. É caracterizado pelo uso da areia, água e miniaturas, na criação de imagens dentro do 'espaço livre e protegido' do relacionamento terapêutico e, da caixa de areia.

 

É uma terapia não-verbal, não-racional que funciona eficazmente como um processo autônomo e, como auxiliar do trabalho analítico, ela ativa, acelera e facilita o processo terapêutico.

 

O Sandplay pode ser aplicado com sucesso no trabalho individual com crianças, adolescentes e adultos e em terapia de casal e família.

 

Como afirmou sua criadora Dora M. Kalff, o Sandplay "não é apenas um método de terapia, mas um meio criativo através do qual o conteúdo da imaginação se torna real e visível. Além disso, proporciona ao terapeuta uma oportunidade única de observar os processos de desenvolvimento e de cura".

 

As imagens construídas geram um contínuo diálogo entre consciente e inconsciente na psique do paciente, ativando o desenvolvimento da personalidade. O sucesso deste método deve-se ao fato de que, funcionando a psique por meio de imagens, a construção dos cenários é, consequentemente, uma ponte direta com o inconsciente do cliente, frequentemente de difícil acesso devido a seu caráter extremamente complexo e, somente apreensivo por meio de símbolos.

 

Segundo Kalff, "símbolos falam para a alma, são figuras carregadas de energia dos potenciais inatos do ser humano, quando eles são expressados, continuam a influenciar o desenvolvimento do homem".

 

Citando outro ícone desse método, Ruth Ammann, "no Jogo de Areia realiza-se em pequeno espaço aquilo que o ser humano precisa fundamentalmente fazer, no caso transformar, ou seja, tornar real a energia amorfa do seu mundo imaginário interior por meio do mundo concreto, em nosso caso a areia, e transformar novamente essa criação em imagem interior".

 

Como foi possível perceber nessa breve introdução, o Sandplay é um processo transformador. As cenas construídas na areia simbolizam o estado psíquico do cliente e a partir delas é possível rever dificuldades, buscar soluções, promover um auto conhecimento e transformar-se positivamente.

 

 

bottom of page