top of page

PSICOLOGIA ANALÍTICA

Psicologia Analítica e Jung

 

Carl Gustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875, em Kesswil, Suíça. Foi um renomado médico psiquiatra tendo deixado uma vasta gama de livros a respeito do desenvolvimento do ser humano. Sempre fora apaixonado por conhecer a alma humana e não mediu esforços para ir em busca do seu objetivo.

 

Jung defendeu em sua teoria chamada analítica a existência do consciente, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo e propôs técnicas e exercícios para ativar cada camada psíquica. A análise, a associação livre e a interpretação de sonhos são algumas delas.

 

O objetivo da análise é aprofundar o nosso auto conhecimento, ampliar a nossa consciência estabelecendo um diálogo com o inconsciente para fazer escolhas mais criativas e assertivas na vida.

 

Segundo Jung podemos sempre melhorar a nossa forma de existir no mundo. Somos seres cuja natureza proporciona capacidades para transformação. Dentro de nós mesmos encontra-se a possibilidade de cura.

 

Para esse ilustre teórico todos nós possuímos uma tendência instintiva a realizar plenamente potencialidades inatas. Jung denominou esse Processo de Individuação. É um movimento de circunvolução que conduz a um novo centro psíquico chamado por ele de Self. Quando consciente e inconsciente vêm ordenar-se em torno do Self, a personalidade completa-se. O Self é o centro da personalidade total assim como o Ego é o centro do campo do consciente.

 

 

Cito abaixo alguns dos principais

conceitos jungianos elaborados em sua teoria:

 

Tipos Psicológicos

Energia Psíquica

Consciente

Inconsciente

Pessoal

Inconsciente Coletivo

Complexos

 

 

Arquétipos

Persona

Sombra

Anima Animus

Self

Análise de Sonhos

Processo de Individuação

bottom of page